terça-feira, 25 de setembro de 2007

Eles falam demais: Presidentes de empresas também dizem besteira...

Presidentes de empresas também dizem besteira e têm de enfrentar as conseqüências desses deslizes
Em seu livro Por Que os Executivos Inteligentes Falham (Editora M.Books), o professor Sydney Finkelstein, da Universidade Tuck, nos Estados Unidos, afirma que nem mesmo os profissionais mais talentosos estão livres de cometer erros, e assim colocar em risco o negócio e a própria carreira. Quando se ocupa o posto mais alto de uma corporação, pequenos deslizes podem ganhar uma proporção inesperada. Foi o que ocorreu em episódios recentes protagonizados pelos chefões de duas grandes companhias no Brasil: Marco Antônio Bologna, da TAM, e Paulo Zottolo, da Philips para a América Latina.
O número 1 da TAM, que enfrenta a maior crise da companhia na história, conseguiu piorar ainda mais a situação. Um dia após o acidente no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com o Airbus A320, que matou 199 pessoas, Marco Antônio declarou que o avião e a pista estavam em perfeitas condições para pouso. Foi desmentido sobre a aeronave e, mais tarde, voltou atrás ao vetar pousos no aeroporto com pista molhada. Já o presidente da multinacional holandesa comprou briga com moradores e políticos do Piauí ao afirmar que se o estado deixasse de existir “não faria diferença”.
O caso da Philips repercutiu ainda mais porque destoou do tradicional estilo low profile da empresa.“Os executivos ainda não se acostumaram com a exposição exigida nos dias de hoje”, afirma o consultor em imagem Edson Giusti, de São Paulo. “Mas o que vale para carreira é o dia seguinte, como eles reagem à repercussão das declarações.” Paulo Zottolo pediu desculpas, mas não impediu anúncios de boicote aos produtos da empresa.Marco Antônio teve de encarar uma revisão para baixo da classificação de risco da TAM feita pela agência Standard&Poor’s, além de rumores de demissão. “Não acho que as declarações infelizes se sobreponham aos bons resultados que os dois já apresentaram”, diz a headhunter Fátima Zorzato, da Russel Reynolds. Mas bem que podiam ter ficado de boca fechada.
Fonte: Você S/A.

2 comentários:

LASANA LUKATA disse...

Giulliana, porque vc se foi menina!

LASANA LUKATA disse...

A minha empresa precisa de vc!